Jean-Jacques Rousseau é tido como fundador da pedagogia moderna e, certamente, figura entre os pensadores mais importantes da modernidade filosófica. Pensador paradoxal, detentor de espírito penetrante e capacidade arguta de observação, investigou minuciosamente várias dimensões do conhecimento humano, como filosofia, arte, psicologia, botânica e educação. No presente livro o autor procura estudar problemas de fronteira entre filosofia e educação, tendo como referência sobretudo o Segundo Discurso e o Émile de Rousseau. O ponto de partida é a existência de uma imbricação profunda entre teoria educacional e antropologia filosófica. Deixando-se inspirar em interpretações atuais do pensamento de Rousseau, como a do pensador americano Frederick Neuhouser e do alemão Axel Honneth, defende que é Rousseau, e não mais Hegel, o fundador da moderna teoria do reconhecimento.
Autor: DALBOSCO, CLAUDIO ALMIR
Editora: EDIÇÕES LOYOLA
Número de Páginas: 280
Edição: 1
Ano: 2016
Origem: NACIONAL
CONDIÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO DO AMOR-PRÓPRIO EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU
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CONDIÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO DO AMOR-PRÓPRIO EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU
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